Foto: Alan Orlando (Arquivo/Diário)
A Base Aérea de Santa Maria (BASM) promove no dia 11 de outubro, das 10h às 18h, a Expoaer 2025. Realizado a cada dois anos, o evento é tradicional no calendário da cidade, tem entrada gratuita e reúne programação cívico-social voltada à integração da comunidade com a Força Aérea Brasileira (FAB). A última edição aconteceu em 2023 e atraiu cerca de 13 mil pessoas à base aérea.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
O público poderá visitar aeronaves, viaturas de combate, exposições institucionais e acompanhar apresentações da Banda de Música da BASM e do grupo de Cães de Guerra. Também haverá praça de alimentação e tendas informativas, com apoio de instituições civis e militares parceiras. O estacionamento é gratuito, mas sujeito à lotação, com acesso de veículos permitido até as 16h.
Solidariedade
Como gesto de solidariedade, os visitantes são convidados a participar da Entrada Solidária, doando 1kg de alimento não perecível. A contribuição é voluntária e será destinada a instituições assistidas pelo programa Mesa Brasil do Sesc.
Para garantir a segurança, não será permitido o ingresso com bebidas alcoólicas, bicicletas, patins, churrasqueiras, vendedores ambulantes e animais, exceto cão-guia. Crianças menores de 10 anos devem estar acompanhadas de responsável. O acesso de pedestres e veículos ocorre pelo Portão do Aeroporto Municipal, enquanto o Portão da BASM será exclusivo para transporte coletivo e por aplicativo.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected] ou telefone (55) 3220-3310.
Relembre a última edição
A última edição da Expoaer, realizada em 2023 após quatro anos de interrupção devido à pandemia, reuniu cerca de 13 mil pessoas na Base Aérea de Santa Maria. O público acompanhou de perto aeronaves e viaturas da Força Aérea Brasileira (FAB) e prestigiou a apresentação da Esquadrilha da Fumaça, considerada a principal atração do evento.
A programação contou ainda com exposições de aeromodelismo, veículos militares, demonstração dos cães de guerra e atividades voltadas às famílias, como brinquedos infláveis e praça de alimentação. Também houve ação de vacinação e estandes informativos sobre o ingresso na carreira militar, aproximando a comunidade da rotina da FAB.

O então comandante da BASM, coronel aviador Luciano Antonio Marchiorato Dobignies, destacou que a Expoaer tem como objetivo mostrar à população o trabalho da Força Aérea, com aeronaves de transporte, ataque, resgate e reconhecimento. Em 2023, a edição também fez referência especial aos 150 anos de Santos Dumont, o pai da aviação.
Leia mais